Seja Bem Vindo!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Dengue

Dengue: Um Inimigo Silencioso


O Aedes aegypti é originário da África, onde existem as formas silvestres e domésticas e foram trazidas do velho para o novo mundo nos barris de água dos navios, durante o período inicial das explorações e colonizações européias, permanecendo onde as alterações antrópicas propiciem a proliferação.
Sua importância para a saúde pública se deve ao fato de ser o vetor da doença Dengue e febre amarela aos humanos, os primeiros casos registrados na história surgiram no inicio do século passado.
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.
A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios!
Diante a mínima suspeita de Dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico. Beba bastante água.
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
O Que Cada Um Pode Fazer para evitar o Mosquito?

Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
Algumas dicas de ações:
Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
Manter as calhas limpas e desentupidas

Curiosidades:
Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos.
Fontes: http://www.prdu.rei.unicamp.br -Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.

Escola Érico Veríssimo / Santa Maria/RS